Verborragias & Ruminessências

Transbordamentos. Veja mais em https://twitter.com/mfdmanz

17.5.25

 

O único caminho com saída.

"Façam o que eu fazia quando estava na Terra: ao final do dia, eu refletia sobre minhas atitudes, revisava o que tinha feito e me perguntava se havia deixado de cumprir algum dever ou se alguém teria motivo para se queixar de mim. Foi assim que aprendi a me conhecer e a perceber o que precisava mudar em mim.

Quem, todas as noites, revisa suas ações e se pergunta honestamente se fez o bem ou o mal, pedindo a Deus e ao seu anjo da guarda orientação, ganha força para evoluir. Acreditem: Deus ajuda quem quer melhorar.

Façam perguntas sinceras a si mesmos. Por que agi assim? Qual foi minha intenção? Fiz algo que eu criticaria se fosse outra pessoa? Fiz algo que eu esconderia dos outros? E mais: se eu morresse agora, teria vergonha de encarar alguém no mundo espiritual, onde nada fica escondido?

Reflita honestamente, sem medo e profundamente sobre o que fizera contra Deus, contra os outros e contra si mesmo. As respostas vão trazer paz de consciência ou mostrar o que precisa ser corrigido.

Conhecer a si mesmo é a chave para o progresso pessoal. Mas como se julgar com imparcialidade, se o amor-próprio tende a justificar nossos erros? O avarento se acha apenas econômico; o orgulhoso, digno. Isso é comum. Mas há um teste simples: se você condenaria uma atitude em outra pessoa, não pode aceitá-la em si mesmo. Deus é justo e não usa dois pesos e duas medidas.

Ouça também o que os outros pensam, inclusive os que não gostam de você. Muitas vezes, são eles que mostram a verdade com mais clareza, porque não têm interesse em agradar. Deus pode colocá-los no seu caminho como espelhos, para que você se veja com mais honestidade.

Quem quer realmente melhorar precisa examinar sua consciência com frequência, arrancando os defeitos como se tira ervas daninhas de um jardim. Faça um balanço moral do seu dia, como um comerciante avalia lucros e perdas. E verá que os ganhos espirituais superam os prejuízos. Se puder dizer que teve um bom dia, dormirá em paz e não temerá o que vem depois da vida.

Crie o hábito de se fazer perguntas claras e objetivas. Não tenha medo de se aprofundar. Vale a pena dedicar alguns minutos por dia para conquistar uma felicidade duradoura. Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar recursos que vos garantam repouso na velhice? Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, a fim que o ajude a suportar as fadigas e privações temporárias? Pois bem! O que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades do corpo, em comparação com o que espera o homem de boa intenção? Imagine, então, a paz que espera quem vive com retidão. Não vale a pena se esforçar por isso?

Sei que muitos pensam: “O presente é certo, o futuro é incerto.” Mas é justamente essa ideia que queremos mudar. Nosso objetivo é fazer com que vocês compreendam o futuro espiritual de forma tão clara que não reste dúvida. Por isso, primeiro chamamos sua atenção com fenômenos visíveis, e agora trazemos ensinamentos. Cada um de vocês tem a missão de compartilhá-los. Com este objetivo é que ditamos O Livro dos Espíritos."
Minha versão da resposta 919a de Santo Agostinho no LE


Comments: Enviar um comentário



<< Home

Archives

This page is powered by Blogger. Isn't yours?